Clássico da Semana - Top Gear - Parte I

Parceiros Nintendistas, resolvi adiantar o Post, pois o Especial da Semana terá 3 partes, essa será a primeira, e as outras virão no decorrer da semana. Eu tenho certeza que vocês vão gostar do Clássico dessa semana. Um jogo que fez muitos fãs pelo mundo, e que deixou muita saudade. Tenho certeza que vocês já ouviram falar, já jogaram, ou viram alguem jogando esse Jogo que fez história nos consoles da Nintendo, Sega entre outros, mas se Destacou mesmo, no Super Nintendo!

                                  

    


Bom Galera, falar de Top Gear, não é fácil como parece; tomar em mãos a responsabilidade de criar uma análise pra esse fantástico jogo de corrida da desenvolvedora - inicialmente não tão conhecida - Kemco, é uma experiência muito proveitosa, e sim, sou fanático por essa série. Um dos Primeiros Jogos que conheci no Super NES, foi definitivamente, amor á primeira vista.

Nessa Primeira dessa semana vou me aprofundar apenas na série do Super Nintendo,falar um pouco das Origens do Top Gear e também falar um pouco sobre a Kemco, empresa Desenvolvedora da Série!

Pra quem não conhece, é com prazer que apresento a trilogia Top Gear...


O Início

O Top Gear surgiu em 1989, era um jogo que inicialmente sairia para o NES/Famicom, mas a empresa que a produzira, a japonesa Kemco, a pedido da Big N, lançou para o recem formado Super Nintendo/Super Famicom em 1992.

O Top Gear foi Baseado em um jogo de grande sucesso no NES, o Rad Racer.

Rad Racer

Em 1987, o NES tinha poucos jogos de corrida e a Nintendo of America viu no jogo de corrida da Square um competidor a altura do Out Run da Sega e ela se encarregou de lançar o jogo nos EUA, já que na época a Square era pequena e não tinha filial nos EUA. 


Na Imagem ao lado vemos o Rad Racer, e ai da pra reparar a semelhança entre o Rad Racer do NES, e o Top Gear do Super Nintendo.

O Jogo

O Top Gear foi lançado no Japão no dia 27 de março de 1992, foi levado ao mercado Norte americano em março do mesmo ano, e só foi levado à Europa no final do ano. Na Europa recebeu o nome de Top Racer, mas só o nome que mudou, pois o gameplay continuou o mesmo.

O Top Gear foi um dos primeiros jogos de corrida do Super Nintendo, o objetivo do jogo era ser campeão mundial, correndo por pistas em diversos países.

O Top Gear vendeu bem no seu lançamento, contribuindo para a divulgação da Kemco.


Dentro do Jogo

Ao iniciar o jogo, são diversas opções de configuração para escolher, incluíndo a escolha do nome dos pilotos, tipo de transmissão (automática ou manual), layout de controle (inclusive um bizarro layout onde o jogador deve usar o controle de cabeça-para-baixo) e o carro mais adequado para cada estilo de jogador.

As Máquinas

São 4 modelos para escolher, cada um com diferentes valores de velocidade máxima, aceleração, estabilidade e consumo de combustível. O que poucos sabem é que os carros tinham nomes bem peculiares:
Cannibal – o carro vermelho, apelidado de ‘Ferrari’, é o carro profissional do jogo, o mais veloz, porém bastante instável nas curvas e o que mais consome combustível.
Sidewinder – o mais popular do jogo, o carro branco que não é tão veloz mas tem a melhor aceleração, é ótimo nas curvas e tem o mais baixo consumo de combustível, o que pode ser um importante diferencial nas corridas mais longas.
Razor – é o carro roxo, apelidado por muitos de ‘Porsche’, é uma versão mais equilibrada e econômica que o vermelho, atinge a velocidade final mais rapidamente e consome menos, porém ainda perde bastante nas curvas.
Weasel – o meu pessoal favorito, o carro verde é o mais equlibrado de todos, corre e consome tanto quando o roxo, mas com melhor estabilidade e consumo.

A Jogabilidade

Top Gear é um campeonato ao redor do mundo, as corridas acontecem em diversos países e o seu objetivo é ser o primeiro em cada campeonato. Os cenários são bem variados, com corridas noturnas e debaixo de neblina, neve, areia e tudo mais, algumas provas mais longas exigem que o jogador faça uma parada estratégica em um Pit Stop posicionado no traçado, esse momento é crucial para o resultado da corrida, porque os carros controlados pelo computador não fazem as paradas.
Ao ficar sem gasolina, o jogador ainda pode tentar a sorte de receber uma pancada na traseira e sair na ‘banguela’ até cruzar a linha de chegada, mas caso isso não aconteça, é game over na certa. Em cada corrida o jogador dispõe de 3 ‘nitros’ para usar quando quiser, esse boost extra temporário é bastante útil em pista livre e também pode ser um diferencial em uma prova longa.

O jogo sempre rola em split screen horizontal, como na foto acima, mesmo no modo single player a visão será essa, com um ‘rival’ controlado pelo computador correndo na tela de baixo. A tela mostra informações bastante úteis, como um mini mapa do traçado, com uma bolinha mostrando a sua posição, a posição do outro jogador e a do primeiro colocado (caso não seja você), ainda sobra espaço para mostrar velocidade, RPM, medidor de gasolina, posição no grid e marcha.

A Trilha Sonora

A trilha sonora foi criada pelo artista Barry Leitch, originalmente criada para a série Lotus Turbo Challenge, do computador Amiga, foi remixada para o Top Gear e é um dos pontos mais marcantes do jogo e provavelmente sem ela o jogo não seria o que ele é.

Até hoje os Fãs da era 16 Bits, que jogaram Super Nintendo lembram das músicas de Top Gear, que competem frente a frente com músicas de artistas como Koji Kondo ( The Legend of Zelda e Super Mario World) e Nobuo Uematsu( Final Fantasy). Muitos consideram a trilha sonora de Top Gear 1 uma das melhores ja feitas, senão a melhor. A incrível trilha sonora, até hoje é aplaudida com toda força por vários fãs, e existem vários Covers em: Guitarra, Teclado e Bateria, etc circulando por sites como Youtube e Google Video e vários outros. Os covers do jogo com maior sucesso no Youtube por exemplo, são feitos por brasileiros. Dê uma Olhada no Cover! 



 



 






                                  







 Análise Final: Top Gear foi um grande Sucesso, e todos queriam uma sequência, até a Kemco, que lançou, mas o Top Gear 2, não foi o que poderia ser.


Top Gear 2

Com o alto sucesso alcançado e almejado, a Kemco decide então lançar sua sequência: o Top gear 2.

Lançado em 1993 e em três versões, uma para SNES e outras com limitações técnicas para o 16 bits da SEGA e para o computador Amiga, não foi um "sucesso" como a primeira versão da série. Principalmente nas duas últimas, devido ao fato de alterar e muito a história do primeiro jogo
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Sua história, detalhes técnicos, jogabilidade

Top Gear 2 nada mais é que a continuação do grande sucesso Top Gear, versão inicial distribuida pela Kemco. Lançado em março de 1993, esse game também foi lançado para outras plataformas além do SNES, com algumas limitações técnicas.

O objetivo é o mesmo, gráficos mudam, a física do jogo em minha opinião, piora. Assim como a primeira versão, o piloto sai em busca de ser o mais rápido corredor mundial em lugares agora mais exóticos e famósos.

O jogo possui 64 pistas e traçados e graus de dificuldade diferentes da primeira versão.

Além dessas novidades, o jogo também contava com a possibilidade de equipar o seu carro. Desde motores á própria cor do carro. Opção inexistente na primeira versão do Game. Outra coisa interessante é a linha em que cortava o seu piloto e o piloto rival na primeira versão no single player, essa linha na segunda versão não existe mais.

Trilha Sonora

Músicas bonitas, não fizeram tanto sucesso, mas não fazem mal aos ouvidos. 

Análise Final: Bom, o jogo não era ruim, mas não fez muito sucesso,devido ao fato de alterar e muito a história do primeiro jogo, os gráficos e a física do jogo.


Top Gear 3000 

Em 1994, lá estava a Kemco novamente, trabalhando em uma nova versão da série. Era Top Gear 3000, uma versão para o SNES, que se passava no futuro, onde os carros corriam sobre galáxias e planetas. Grande game.

Sua história, detalhes técnicos, jogabilidade

O terceiro e último simulador de corrida da Kemco honrou a série e fechou com chave de ouro. Fabricado em 1993 e lançado em 1995 especialmente para funcionar em um videogame de 16 bits da Nintendo, o SNES, o jogo contava com uma jogabilidade mais dinâmica que a série anterior, gráficos muito mais detalhados, e o único jogo do console a usar o chip DSP-4 que ajudava no desenho da pista de corrida, especialmente quando ela se dividia em vários caminhos.


Também apresentava assim como a segunda versão a possibilidade de compras de motores, troca de cores e mais algumas novidades como Imas magnéticos, Warps, Molas, além de corridas em vários planetas. Agora o piloto ganha o título do mais rápido corredor da galáxia! É mole?

Trilha sonora

Composta por um também compositor da Eletronic Arts, haviam tracks muito bonitas e aceitáveis.

Análise Final:
Top Gear 3000, fechou com chave de ouro a série Top Gear no Super Nintendo, agora a Kemco queria voos mais altos, queria o tão esperado video game de 64 bits, o Nintendo 64, nascia ali o Top Gear Rally.

Continua....

Galera, a primeira parte termina aqui, aguardem, pois no decorrer da semana temos o Clássico da Semana Parte II, e a Parte Final!
 

 

Comments :

1
gabriel disse...
on 

Top Gear 2 tem um design gráfico bem mais tosco do que os outros dois.

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