Clássico da Semana - Top Gear - Parte II

Galera, vou continuar agora com o clássico dessa semana, o Top Gear; Nessa parte 2 vou falar dos jogos que a Kemco lançou depois da série no SNES!

Bom, depois de fechar a série no SNES com chave de ouro, como o Top Gear 3000, a Nintendo lançou o Nintendo 64, uma nova visão na área de Jogos Eletrônicos, gráficos de qualidade inédita com profundidade de cor de até 64 bits!


A Kemco queria inovar a série Top Gear e continuar o sucesso, mas não foi o que aconteceu...
Em 1997, as distribuidoras Kemco e a Midway lançaram o Top Gear Rally, que foi desenvolvido pela Boss Game Studios!


Top Gear Rally é um título adorado por poucos e odiado por muitos pois significou uma guinada radical na série. Se antes o que tínhamos eram bólidos rasgando a toda velocidade circuitos de asfalto ao redor de cidades do mundo inteiro, agora tínhamos bólidos com visual de carros de rally correndo não só em pistas de asfalto, mas também em circuitos cheios de terra, lama, poças d'água e neve, no melhor estilo rally de ser. Isso revoltou muita gente, que até mesmo nem consideram esse jogo como um autêntico Top Gear. Entretanto, o que se esconde por debaixo da carenagem de Top Gear Rally? Um motorzinho fraquinho uma máquina possante

Top Gear Rally é um jogo que graficamente foi muito impressionante para sua época. Os gráficos do título estavam a anos luz de qualquer coisa vista nos consoles concorrentes de então. As texturas eram muito bem definidas e variadas, dando o clima para cada tipo de circuito. Assim, tínhamos um circuito tipicamente desértico, uma floresta tropica e até mesmo um campo de mineração. Tudo muito bem caracterizado através da texturização e construção poligonal. O título rodava com uma suavidade excelente, slowdowns eram raros e, quando aconteciam, não eram muito acentuados a ponto de atrapalhar a jogatina, como acontece em outros jogos de corrida do próprio Nintendo 64.

Entretanto, toda essa beleza gráfica cobrou um preço alto: a inteligência artificial dos seus oponentes foi TOTALMENTE safrificada, ou seja, inexiste inteligência artificial em Top Gear Rally. Os carros adversários não esboçam absolutamente nenhuma reação quando você se aproxima deles, eles apenas continuam andando em um trilho pré-determinado como se nada tivesse acontecido, no melhor estilo da série Gran Turismo. O maior problema disso é que o desafio do jogo fica praticamente nulo, já que o maior trabalho que você terá para vencer uma corrida será apenas não errar as curvas e não perder tempo, assim você com certeza vencerá a corrida. Jogando no campeonato, o início do jogo é bem fácil, depois com o avanço na competição a dificuldade aumenta levemente, entretanto, ao se conseguir o último carro do jogo, o qual é bem rápido e estável, a dificuldade vai pro chão novamente e o jogador passará a vencer as corridas sem nenhum trabalho mais uma vez.

 
Os efeitos sonoros do jogo também foram levemente sacrificados, embora não tanto quanto as músicas. Os efeitos dos motores e dos pneus andando seja no asfalto, na terra ou na neve, são decentes e não comprometem, entretanto, os efeitos sonoros das batidas são simplesmente ridículos. Parece que temos duas latinhas de refrigerantes batendo uma na outra, de tão simples que ficou o barulho. Chega a ser engraçado. Aliás, por falar em batidas, vale ressaltar que os carros tem um primitivo sistema de danos. Óbviamente não é nada sofisticado, já que os carros sofrem sempre o mesmo tipo de deformação e a performance permanece inalterada, mas essa foi uma adição bacana ao título, pois não era algo muito comum nos videogames da época.

Análise Final :A verdade era que Top Gear Rally é isso, um jogo que desagrada MUITOS fãs dos primeiros jogos da série, principalmente pela sua radical mudança no estilo de jogo, mas que ainda assim esconde debaixo de seu capô um jogo de rally divertidíssimo e muito competente, que só não é ainda melhor pela falta de desafio e uns efeitos sonoros de batidas um pouco mais caprichados. A partir daí começou o declínio da Grande Série Top Gear!

Em 1999, a Kemco continuar a apertar a Mesma tecla, anuncia o Top Gear Rally 2 para o Nintendo 64, anunciando várias mudanças. Em 2000 a Kemco lança o game, e para a surpresa (ou não) dos gamers, o jogo foi uma Merda!

 Top Gear Rally 2 foi quase a mesma coisa que o primeiro, mas, com algumas - dependendo do ponto de vista - melhorias.

Top Gear Rally 2 é baseado em competições de Rally, como sugere o título.

Uma novidade em relação ao jogo anterior é que o carro, apesar de não amassar, pode danificar-se de diferentes formas (como na suspensão e na parte elétrica) conforme o jogador bate ou passa pela água e pela lama.
 Isso o afeta em campeonatos, embora o jogador possa consertar o carro tranquilamente durante a corrida. Quatro pistas podem ser exploradas no jogo: fazenda, floresta, deserto e montanhas. Os climas variam de ensolarado para chuvoso e nevoso, mas é o jogo que escolhe aleatoriamente se é dia ou noite.



Análise Final : Mesma merda como foi o Top Gear Rally


Bom, depois foram lançados alguns Top Gears só pra encher linguiça mesmo, porque a série nunca mais foi a mesma!

Mas eu vô ter que postar aqui, o que pra mim, foi o cúmulo da série!

O Top Gear Hyper Bike, depois desse game, a série realmente acabou!


Um Jogo de Moto, no meio de uma série que só falava de carros?

É a mesma coisa de fazer um Need For Speed - Bike Edition!


Ai, Foram lançados o Top Gear Rally para o GBA - que foi apenas um remake do 64 - , o Top Gear GT Championship - esse eu até gostei, mas não reanimou os fãs- e o Top Gear Dare Devil, que foi lançado para o Clony Playstation 2!




















A Série simplesmente acabou...

Maaaaaaaaaaas...


Em 2009, a Kemco decide reviver o Top Gear e anuncia o Top Gear Downforce..




Continuação na Parte Final, no Sábado eu vou postar!


Na Parte Final, eu vou falar do futuro da série, e em que consoles da atual geração de video games o Top Gear se daria bem!




Um Abraço e até lá!











Comments :

0 comentários to “Clássico da Semana - Top Gear - Parte II”

Postar um comentário